top of page

Projeto LIBRAS

 

Valorizando a inclusão de alunos surdos por meio do ensino de Linguagem Brasileira de Sinais-LIBRAS para toda a sala, o projeto LIBRAS busca a verdadeira inclusão, em que os alunos surdos, além de aprender os conteúdos das disciplinas, podem vivenciar a inclusão social na sala, comunicando-se com todos os colegas de turma. E serem multiplicadores de LIBRAS em toda a escola.

IMG_20141204_200424.jpg
10505492_10202126047471463_5868362336864010968_n.jpg
1965038_10202126047071453_9077188654090683267_n.jpg

ESCOLA VISCONDE DE MAUÁ
Projeto inclusão em ação,
Turma: 6 ano A,  sala de inclusão          
professora Francisca Claudia

 

Resumo
O presente projeto trata da inclusão no sistema regular de ensino, com o intuito de refletir sobre a trajetória do histórico da educação especial por meio de discussões sobre as leis que garantem a acessibilidade das pessoas com deficiência no âmbito escolar regular. Hoje, se fala muito sobre inclusão, porém esse processa ainda está engatinhando e tem muito ainda que melhorar para atender com precisão a demanda de crianças com deficiências. 
Palavras-chave: Educação especial. Necessidades educativas especiais. Inclusão escolar. Acolhimento. 
LIBRAS PARA OUVINTES 

 

A escola é um órgão importante na formação dos sujeitos em todos os seus aspectos. É um local de aprendizagem e de trocas de conhecimento, portanto deve atender a todos quanto lhe procurar, seja o indivíduo ouvintes, surdos ou outra deficiência. A escola deve estar pronta para adaptar-se as demandas da comunidade, criar estratégias para alcançar a todos.             

 

O papel da língua de sinais na escola é de suma importância para que haja uma comunicação no desenvolvimento do surdo, por isso, não basta somente a escola colocar um interlocutor, é preciso que haja a adequação curricular necessária, apoio para os profissionais especializados para favorecer surdos e ouvintes, afim de tornar o ensino apropriado para haja uma verdadeira inclusão.

 

Pensando nisso é que faz-se necessário o aproveitamento do tempo livre dos alunos para desenvolvimento desse projeto (na falta do professor ou até mesmo em aulas que possam ser adaptadas para o ensino da Língua brasileira de sinais, em sala de inclusão. Sobre isso SKLIAR, (2005, p. 27): “Usufruir da língua de sinais é um direito do surdo e não uma concessão de alguns professores e escolas”.            

 

O desenvolvimento do projeto a inclusão em ação tem o objetivo de contemplar alunos ouvintes e surdos na sala de aula e toda equipe escolar. Através de um plano participativo, no qual todos os alunos pudessem aprender LIBRAS para interagir com a aluna Taina que é DA, visando assim, uma comunicação e uma aprendizagem significativa para todos alunos do 6 ano A, do ensino fundamental. 

 

As escolas inclusivas devem ser espaços educativos de construção de personalidades humanas autônomas, críticas, nos quais as crianças aprendem a ser pessoas. Nelas os alunos são ensinados a valorizar as diferenças, pela convivência com seus pares, pelo exemplo dos professores, pelo ensino ministrado nas salas de aula, pelo sócio afetivo das relações estabelecidas em toda a comunidade escolar. São contextos educacionais em que todos os alunos têm possibilidade de aprender, frequentando a mesma turma.  Esse projeto será interdisciplinar para abranger todas as matérias na adaptação do ensino e aprendizagem do aluno em sala de inclusão.

Blog da E.E. Visconde de Mauá © 2014 criado com Wix.com​

bottom of page