top of page

Libras com música

Professora: Elaine Vilela

PÚBLICO ALVO: Alunos do 2º ano A/2015



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

INTRODUÇÃO


            O decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, regulamentou a lei nº 10.436 (abril de 2002), que dispõe sobre a língua brasileira de sinais - LIBRAS. A lei prevê a garantia do direito à educação das pessoas surdas ou com deficiência auditiva e insere a libras como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores de instituições de ensino públicas e privadas dos sistemas federal, estadual e municipal de ensino.

A oportunidade de acesso a um idioma tão importante é benéfica tanto para os surdos quanto para os ouvintes, pois permite que a comunicação seja praticada sem barreiras, trazendo crescimento para ambos. E ter profissionais capacitados no ensino da língua brasileira de sinais dentro das do país é um passo fundamental em busca de um processo educacional e de desenvolvimento pessoal muito mais significativo.

               Art. 14.  As instituições federais de ensino devem garantir, obrigatoriamente, às pessoas surdas acesso à comunicação, à informação e à educação nos processos seletivos, nas atividades e nos conteúdos curriculares desenvolvidos em todos os níveis, etapas e modalidades de educação, desde a educação infantil até à superior.

        V - apoiar, na comunidade escolar, o uso e a difusão de Libras entre professores, alunos, funcionários, direção da escola e familiares, inclusive por meio da oferta de cursos;

Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/5626.htm.

O Decreto ainda cita no artigo 14, parágrafo primeiro item V, que é dever da escola apoiar e oferecer curso de LIBRAS para que a escola juntamente com todo o corpo docente incluindo professores, alunos, diretores, funcionários em geral; e os familiares e comunidade que a cerca, de modo que todos possam  difundir e utilizar a LIBRAS.

        Art. 23.  As instituições federais de ensino, de educação básica e superior, devem proporcionar aos alunos surdos os serviços de tradutor e intérprete de Libras - Língua Portuguesa em sala de aula e em outros espaços educacionais, bem como equipamentos e tecnologias que viabilizem o acesso à comunicação, à informação e à educação.

Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/5626.htm.

 

O artigo 23 cita que todas as instituições de ensino sejam elas de educação básica ou ensino superior, devem prestar o atendimento ao aluno Surdo disponibilizando a presença de um tradutor interprete de libras e fornecendo recursos facilitadores para compreensão dentro dos espaços escolares garantindo o acesso à informação dentro do contexto educacional.          Como ferramenta para que essa comunicação efetiva ocorra é necessário a utilização da LIBRAS, sendo assim:

Entende-se como Língua Brasileira de Sinais- LIBRAS,  a forma de comunicação e expressão em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura [1]gramatical própria, constituem um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil (LEI 10436/2002, art 1°, Parágrafo único).

 

É nessa perspectiva que iniciamos esse projeto na intenção de promover a interação e socialização do aluno surdo dentro da sala de aula.

 

JUSTIFICATIVA

 

O projeto se iniciou no ano de 2014 e se estendeu até o ano de 2015. A Turma em questão possui dois alunos surdos e uma aluna com déficit no processamento auditivo. Na perspectiva de mediar a interação e efetiva inclusão dentro da sala de aula, começamos um projeto com sinais básicos de cumprimentos, alfabeto manual, histórico da cultura surda e etc. Todos esses sinais são transmitidos e assegurados junto aos alunos surdos que participam ativamente de todas as propostas.

Devido à comemoração do dia dos professores no ano de 2014, os alunos foram impulsionados a prestar uma homenagem usando a LIBRAS com a canção “Ao mestre com carinho”, daí em diante o aprendizado da Língua de Sinais com música vem ocorrendo de maneira significativa para os alunos.

A necessidade de comunicação em diversos momentos na rotina escolar faz com que os alunos solicitem ajuda da interlocutora no aprendizado de sinais para socialização e apreensão de conteúdos diversos.

Nesse ano em especial através da comemoração dos 80 anos da nossa Escola, os alunos prepararam uma homenagem especial com um musical em LIBRAS com diversas músicas relacionadas ao “Sol” comparando-o com a “luz do conhecimento”.

Além da comunicação interna com os alunos surdos, os alunos ouvintes têm a oportunidade de utilizar a Língua de Sinais para convívio em sociedade, e em outras ocasiões em que se faz necessário.

 

ETAPAS

- Apresentação do alfabeto,

- cores e verbos;

- objetos escolares;

- frases;

- comunicação básica – palavras como: beber água, ir ao banheiro, desculpas, obrigada, com licença, por favor, entre outras;

- trabalho com interpretação de músicas em libras.

 

PRODUTO FINAL

Promover a comunicação e socialização dos alunos com perspectiva de interações futuras decorrentes desse projeto.

Apresentação especial do aniversário da escola com interpretação de músicas associadas ao conhecimento de libras e importância da escola na vida do aluno.

OBJETIVO: Difundir e utilizar a Língua Brasileira de Sinais, promovendo o respeito aos alunos surdos.

 

A proposta implica em romper paradigmas para o encontro da comunicação total entre surdos e ouvintes dentro do contexto escolar, estreitando barreiras e banindo preconceitos. Além disso, a identidade dos alunos surdos é fortalecida através dessa oportunidade de transmissão da cultura visual. Dessa forma alunos surdos e ouvintes desfrutam de uma aprendizagem simultânea de forma integrada e prazerosa.

bottom of page